voltar - back - retour

 

 

  


 

os 4 Quadrantes na 'filosofia integral' de Ken Wilber 

"Ao princípio, a maior parte das pessoas tem alguma dificuldade em compreender os quatro quadrantes, mas depois vê que são fáceis de usar. Digamos que, os quatro quadrantes apontam para o facto de podermos olhar qualquer coisa de quatro maneiras diferentes: podemos olhar algo a partir do seu interior ou a partir do seu exterior, a partir do singular ou do plural. Por exemplo, a minha própria consciência neste momento. Eu posso olhá-la a partir do interior, e nesse caso vejo todos os meus diferentes sentimentos, esperanças, medos, sensações, e percepções,  que posso ter em qualquer dado momento. Esta é vista-da-primeira-pessoa ou vista da fenomenologia, descrita na linguagem do "eu". Mas a consciência também pode ser olhada de um modo objectivo, "científico", e nesse caso posso afirmar que a minha consciência é o produto de mecanismos cerebrais objectivos e sistemas neuro-fisiológicos. Esta é vista-da-terceira-pessoa ou perspectiva objectiva, descrita na linguagem do "isto". Estas são as vistas a partir do interior e do exterior da minha própria consciência.

Mas a minha consciência ou existência não existe no vazio, ela existe numa comunidade de seres. Assim, além de uma vista singular da consciência, podemos ver como a consciência existe no plural (como parte de um grupo, comunidade, um colectivo). E da mesma forma que podemos olhar o interior e o exterior de um indivíduo, também podemos olhar o interior e o exterior do colectivo. Podemos tentar entender qualquer grupo de pessoas a partir do interior, em ressonância de empatia pelo entendimento recíproco; ou então podemos tentar olhá-las a partir do exterior, de um modo desligado e objectivo (ambas as perspectivas podem ser úteis, se respeitarmos cada uma delas).
 

excerto de "Waves, Streams, States and Self"
do livro
"The Eye of Spirit" de Ken Wilber
 
www.shambhala.com

o que é uma 'filosofia integral'?

"Uma abordagem integral consagra-se a um programa todos-os-níveis, todos-os-quadrantes respeitando o espectro da consciência na sua plenitude, não só o domínio do “eu”, mas também o do nós e o do isto, desta forma integrando a arte, a moral e a ciência, identidade, ética e ambiente, consciência, cultura e natureza, Buddha, Sangha e Dharma, o Belo, o Bom e o Verdadeiro.

Nos capítulos seguintes, veremos exemplos muito concretos de cada uma destas facetas do Kosmos à medida que as tentaremos tecer num cobertor colorido.

E quem sabe, nós poderemos, vocês e eu poderemos talvez, no alcance mais elevado do próprio espectro da consciência, directamente intuir a mente de um Espírito Eterno - um Espírito que resplandece em cada “eu”, cada “nós” e cada “isto”, um Espírito que canta na chuva e dança no vento, um Espírito do qual cada conversa é a mais sincera adoração, um Espírito que fala com a tua língua e olha a partir dos teus olhos, que toca com estas mãos e clama com esta voz – e um Espírito que tem sempre amorosamente sussurrado aos nossos ouvidos: Nunca esquecer o Bom, e nunca esquecer o Verdadeiro, e nunca esquecer o Belo.

A visão integral é somente a tentativa moderna e pós-moderna de honrar este compromisso."

excerto da introdução - "The Eye of Spirit"

tradução de João Gonçalves
joaovox @ yahoo.com

 

 

 

 

 


 

the eye of spirit
an integral vision for a world gone slightly mad
ken wilber

Contents:
Preface to the third edition
Foreword by Jack Crittenden

   What is the meaning of "Integral"?
A note to the reader
   On God and Politics

Introduction: An Integral Vision: The Good, the True, and the Beautiful

1. The Spectrum of Consciousness: Integral Psychology and the Perennial Philosophy
2. In a Modern Light: Integral Anthropology and the Evolution of Cultures
3. Eye to Eye: Integral Philosophy and the Quest for the Real
4. Integral Art and Literary Theory: Part 1
5. Integral Art and Literary Theory: Part 2
6. The Recaptured God: The Retro
-Romantic Agenda and Its Liabilities
7. Born Again: Stan Grof and the Holotropic Mind
8. Integral Feminism: Sex and Gender on the Moral and Spiritual Path
9. How Straight is the Spiritual Path? The Relation of Psychological and Spiritual Growth
10. The Effects of Meditation: Speeding up the Ascent to God and the Descent of the Goddess
11. Heading toward Omega? Where exactly Is the Ground of Being?
12.
Waves, Streams, States and Self: A Summary of my Psychological Model
   (Or, Outline of an Integral Psychology?
13. Always Already: The Brilliant Clarity of Ever Present Awareness

Notes
Bibliography
Index

 




 

 

voltar  -  back  -  retour