Recordando a chegada
do primeiro
automóvel a Chão Sobral
 


Chão Sobral é uma ridente e próspera povoação da freguesia de Aldeia das Dez, situada nas faldas do lendário Monte do Colcurinho, onde dá gosto viver.

   Assim o indica o facto de ser significativo o número de casais novos, em idade fértil, que ali continuam a ter a sua morada. Por isso Chão Sobral cresceu muito em novas construções nos últimos anos e é uma das poucas, senão a única povoação desta Serra do Açor, sem ser sede de freguesia que vai resistindo ainda à preocupante e generalizada desertificação humana do nosso interior beirão. Ali ainda há jovens bastantes que frequentam as escolas de Ponte das Três Entradas e Oliveira do Hospital e outros que dão o seu valioso contributo de cidadãos para a cultura, integrando os quadros executantes da Filarmónica da sua freguesia, a Filarmónica Fidelidade.

   Chão Sobral é como que um oásis de esperança, no deserto do abandono a que foi condenado sem culpa o interior do nosso país. Terra de gente trabalhadora e crente, outrora foi fértil na produção de milho, castanhas, mel puro e aguardente de medronho. Hoje existem em Chão Sobral a indústria de mobiliário e das afamadas facas do Chão Sobral, mas as suas gentes ocupam-se, principalmente, na construção civil em terras vizinhas. Chão Sobral esteve durante largos anos no isolamento e só em 1953, o povo cansado de esperar a ajuda que nunca mais chegava, meteu mãos à obra e com pás e picaretas e a força dos seus braços abriu uma estrada que ligou a povoação ao Santuário de Nossa Senhora das Preces. Para transpor a ribeira foi ao tempo improvisada uma ponte em madeira e faz precisamente neste mês de Novembro de 2003 cinquen­ta anos que as gentes de Chão Sobral, viram chegar à sua terra o primeiro veículo automóvel, que era uma furgoneta Fordson, onde viajavam António João Dias, Aníbal Dias Mendes, Cristiano Mendes Álvaro e Américo Mendes Álvaro, todos naturais de Vale de Maceira.

   O António e o Aníbal já nos deixaram, mas o Cristiano e o Américo, graças a Deus ainda estão entre nós.

Foi um dia marcante, na história de Chão Sobral, a chegada ali do primeiro veículo automóvel há 53 anos.

   Nesse dia uma senhora de nome Ana Alves da Silva, já com 90 anos de idade, mas rija e sadia, teve a lembrança de colher um ramo das mais lindas flores que pôde arranjar e, gentilmente, ofereceu-o aos ocupantes do veículo que foi o primeiro a chegar ao seu    Chão Sobral sem ser puxado por animais.

   Com 90 anos de idade, aquela velhinha, que na sua longa vida nunca tinha visto um automóvel, entendeu bem, que um tempo novo, que já não seria o seu, se abria no horizonte e achou por bem celebrar aquela data, com um ramo de flores naturais.

 

VIRIATO GOUVEIA

 

Artigo extraído do jornal "A COMARCA DE ARGANIL"

 

 



voltar - back - retour